sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

COMO VIRAR A PÁGINA EM SEU RELACIONAMENTO

Ok, você chegou num ponto em que sabe que deve terminar seu relacionamento. Só que nunca aprendeu como fazer isso. E agora? 
Na verdade,há algumas coisas na vida que não aprendemos. Nunca nos ensinaram sobre o relacionamento a dois,como conviver, assim como não nos ensinaram sobre finanças e várias outras coisas. Simplesmente não se ensinam essas coisas na escola e nem na família e achamos isso normal.
Que bom então que você chegou até aqui! Vamos tentar pensar juntos em maneiras que podem nos ajudar a passar por tão delicada situação.A msituação de uma separação.
A primeira coisa a ser considerada é: Você passou muito tempo - talvez anos - junto com essa pessoa. Você ainda está muito integrado/a a ela. Estabeleceram rotinas juntos, e você se encontra emaranhado pelo hábito. O que fazer,e não menos importante, como fazer? 

OPERAÇÃO AFASTAMENTO:
Na maioria das vezes, é indicado um afastamento imediato de corpos. Mas, mesmo que você consiga isso, dentro de sua cabeça ficam os resíduos dos hábitos e isso requer tempo.Você precisa entrar num desmame emocional da pessoa.
Algumas maneiras práticas que podem lhe auxiliar são:  
  1. Substitua os momentos em que vocês faziam coisas juntos por atividades diferentes. Por exemplo, se vocês davam banho no cachorro juntos sempre num mesmo dia da semana ou num mesmo horário, passe a ir naquele dia e horário ao shopping, ou vá passear em algum lugar que goste.
  2. Se você precisar fazer algo que os dois faziam juntos, procure alguém para ir com você. Assim, se você tinham o hábito de ir à praia juntos, chame uma amiga ou amigo para ir junto com você.
  3. Se você se pegar pensando: "Se ele/ela estivesse aqui as coisas seriam mais fáceis...", procure substituir esse pensamento por um que você tenha prazer naquele momento. Certa vez uma cliente em meu consultório ao falar sobre seus primeiros meses sozinha, disse, "Quando eu ficava sentindo dor pela saída dele de casa eu procurava pensar que financeiramente eu estava melhor porque todo  o dinheiro que ganho agora é para gastar comigo e não com os caprichos dele".Observação: ela se sentia lesada pelo marido que era um gastador compulsivo.
  4. Coloque o foco em você, em sua recuperação emocional. Portanto, tenha gosto de ver que quando está só você é a única pessoa com quem tem que se preocupar. Se o relacionamento era sufocante, o alívio de se sair daquela pressão pode ser usado para gerar um solo firme para o amor próprio.
  5. Aprenda a divertir-se sozinho/a.Vá ao cinema, à praia, ao parque, passe a correr na orla ou num lugar bonito, matricule-se em uma academia, enfim, abra-se para ter uma vida independente.
  6. Aprenda a cultivar uma vida social. Marque com seus colegas de trabalho uma happy hour. Vá a um chá de bebê. Escolha a casa de um parente ou amigo que você não vê há tempos e leve uma lata de sorvet para tomar com essa pessoa que vai visitar.
Enfim, virar a página, nos descortina uma nova etapa de nossa história pessoal.O mais emocionante de tudo isso é que somos escritores dessa história. Decida escrever uma linda nova história cujo personagem principal seja você.

Nenhum comentário: